quarta-feira, 20 de junho de 2007

Perseguições (Aspartame)

Nos textos anteriores “abordámos”, muito superficialmente, contra nossa vontade e por falta de tempo, a perseguição de que “somos” alvo, por parte de vários “profissionais” e instituições da justiça. Este foi o principal motivo da criação do blogue…

A abordagem está muito incompleta. Porém, as pessoas que partilham a “nossa desgraça” percebem a dimensão do problema e também, em grande parte, o que (ainda) está por dizer.
Mas hoje “vamos” abordar outras formas de perseguição que assolam o cidadão comum e que nos deixam em grande frustração.

“No meu tempo”, perseguição era crime; portanto o tema não se afasta muito da “linha editorial” do blogue.
No final do relato perceberão que as “perseguições” a que estamos sujeitos, todos os dias, são “mais do que muitas”.

Neste caso, a “perseguição” é do ASPARTAME, Aspartamo, Aspártamo, E951

Descobri que o Aspartame é um veneno muito perigoso por causa daquela campanha absurda, de medo e desinformação, de mentiras, histórias inventadas e efabulações, montada acerca da Gripe das Aves, com o objectivo de vender Tamiflu aos governos, por todo o Mundo.

Depois de ter feito esta descoberta (de que o Aspartame é um veneno muito perigoso) e de ter assumido a decisão de o banir da minha vida familiar, ainda comprei inúmeras coisas com Aspartame, sem dar por isso.
Compreendem! Eram coisas que eu comprava regularmente, que me eram familiares e, por isso, não me passava pela cabeça que contivessem Aspartame. Refiro-me, especificamente, às Tisanas “Pleno” e a muitos outros sumos.

Quanto aos sumos “Light” e aos produtos “Diet”, passei a verificar os rótulos e excluí imediatamente… A Coca-Cola (que já tem fama, de longa data, de ser envenenada com Aspartame) já tinha deixado de comprar há muito. Contudo, só muito mais tarde percebi que a perseguição do Aspartame não é brincadeira, e que este veneno nos pode aparecer nos produtos mais insuspeitos e inesperados. Depois dessa constatação passei a verificar todos os rótulos, o que não é nada prático e aumenta muito o tempo gasto para fazer compras.

Depois de ter excluído também as tisanas “Pleno” e alguns sumos como o sumo de laranja “Frutis” (que nem é “light” nem nada mas tem aspartame), notei uma melhora considerável no meu bem-estar e no do resto da família…

Passado algum tempo comprei, inadvertidamente, um produto “Light”. Só em casa me apercebi que era Light e tinha Aspartame. Por descargo de consciência fui verificar todos os rótulos, de todos os produtos. Ia-me dando ma coisinha má!

- Descobri que as Águas “Frize” tem Aspartame, numa garrafa duma embalagem donde já tinham sido consumidas outras garrafas;
- Descobri que as Cervejas da Super Bock designadas “Tango” e “Green” também têm Aspartame.
- Descobri até, imagine-se, que as Batatas Fritas “Lays” designadas “Campesinas” também têm Aspartame
Que cinismo! Qualquer pessoa percebe que o Aspartame é um ingrediente típico de qualquer cozinha camponesa…

Tudo isto, na minha casa, comprado e PAGO por mim, … Senti uma enorme frustração e revolta porque nunca me passaria pela cabeça que alguém se lembraria de envenenar as águas, as cervejas, a até as batatas fritas, com Aspartame. Acredito que se passa o mesmo com muitos outros milhões de cidadãos que andam a ser envenenados e a sofrem por consumirem Aspartame sem saberem. Alguns nem saberão (nem lhes passa pela cabeça) que o aspartame é veneno e que há quem o junte a uma tão grande variedade de produtos alimentares…

Para mais informações sobre o veneno "Aspartame" consultem este texto

4 comentários:

Biranta disse...

A Extinção Dos Gatos!



A foto da gatinha Joana, no site da União Zoófila.
O Extermínio Dos Gatos

Uma reportagem que vi, há tempos, sobre a eficiência dos predadores, colocava no topo da lista uma gatinha doméstica, muito dócil e meiga, que saía para caçar, à noite, nas ruas de Nova Iorque, matando cerca de duas dezenas de ratos.
A gatinha era tão dócil e tão amiga dos donos que lhes trazia, de presente, vários dos ratos que matava e que espalhava pela casa. Comia um ou dois, no máximo.

Conheço 3 colónias de gatos de rua; duas delas já foram quase totalmente dizimadas. Todas têm uma característica comum: uma amiga dos animais que os alimenta e a quem eles agradecem muito, do seu jeito próprio… Todas estas amigas dos animais são “gente simples”.
Uma destas colónias foi dizimada com veneno: vários gatos foram envenenados, reduzindo a colónia, que chegou a ter mais de vinte gatos, a meia dúzia. A tratadora reconhece que trata os bichos porque gosta de animais; e também porque os gatos evitam males maiores: a infestação de ratos.
Mas esse é o “acordo” tácito, estabelecido entre pessoas e gatos desde há milénios: nós cuidamos os gatos e eles caçam os ratos.
A colónia foi dizimada, por acção de gente estúpida e má, e logo começaram a aparecer os resultados: os sistemas eléctricos dos carros roídos pelos ratos.
Os gatos desta colónia são gatos felizes e saudáveis, alguns bem sociáveis: gostam imenso de festinhas apesar de sempre terem vivido na rua; e nunca conheceram veterinário, vacinas, rações especiais, etc. etc.. Comem o que há e é possível arranjar… cozido com massa. Às vezes comem ração que uma ou outra pessoa oferece.
Apesar desta utilidade, evidente, dos gatos de rua, todas estas “tratadoras”, amigas dos animais, se sujeitam a maus tratos e insultos, por parte de gente estúpida, que não quer que os animais sejam alimentados. Até a Polícia Municipal, paga com os nossos impostos, se apresenta a importunar estas pessoas, por tratarem os animais; e que prestam um serviço inestimável á comunidade, substituindo as instituições que deviam cuidar desse assunto, de forma organizada e esclarecida.

Mas este texto é para vos contar a “história” da gatinha Joana, sequestrada pelos carrascos da União Zoófila.
Por motivos que não vou relatar agora, desloquei-me à sede da União Zoófila, no dia 24 de Março e encontrei, por acaso, a gatinha Joana. Eu ia às cegas, à morada da U.Z. retirada da lista telefónica, com a intenção, mal amadurecida, de apadrinhar um cão e um gato, respondendo aos muitos apelos do site da U.Z.
A gatinha Joana estava para consulta.
É linda a Joana e eu disse-lhe isso!
A pessoa que a acompanhava logo informou que a gatinha tinha sido abandonada e que estava na U.Z. para adopção. Trocámos números de telefone e eu achei que ia ficar com a gatinha, apesar dos MUITOS condicionalismos e respectivas delongas na concretização da adopção, que não me agradaram.

No mesmo dia tentei saber os resultados dos testes da gatinha e como estava.
Então era assim: a gatinha é FIV e FeLV negativa, mas não podia ser vacinada porque não tinha peso suficiente. Logo: teria de ir para a “engorda”.
Achei que, se ia ficar com a gatinha, podia e DEVIA, tratar dela de imediato. Por isso tentei formalizar a adopção. Levantou-se um muro de impedimentos. Eu até podia adoptar um de vários outros gatos, mas não a Joana. Porquê? Porque a gatinha ainda não tinha sido esterilizada nem se sabia quando poderia sê-lo, devido ao baixo peso.
Como aconteceria com qualquer cidadão normal, que se preze, e que exija o respeito que lhe é devido pelos seus direitos e critérios, achei um absurdo. Se eu ia ficar com a gatinha porque não poderia cuidá-la e decidir da necessidade, ou não, de esterilização e quando fazê-la?

Entre ditos e desditos, desculpas esfarrapadas e histórias mal contadas, acabei concluindo que a gatinha estava sequestrada pelos carrascos da União Zoófila, de cujas mãos não poderia sair inteira, sem ser esterilizada, nem que isso comprometesse, definitivamente, as suas possibilidades de adopção, de ser socorrida; nem que isso comprometesse, comprometa, as suas hipóteses de sobrevivência.
A sobrevivência e o bem-estar da gatinha não interessam nada perante o “superior” objectivo de castrar e esterilizar.
Na União Zoófila, a palavra de ordem é: Esterilizar e castrar, a qualquer custo, a todo o custo, até à extinção total dos gatos.
O critério de quem adopta não interessa nada. Aquela gente da União Zoófila são semi-deuses, seres superiores, que se arvoram o direito de tratar com a mesma arrogância e desprezo, de maltratar, os animais que lhes caiam nas mãos e os vulgares seres humanos que se candidatem a adopções.
O Objectivo maior e absoluto é, segundo dizem: não deixar proliferar os gatos. A julgar pelo fanatismo, injustificado, com que me confrontei, eu acho que é: extinguir os gatos.
Essa gente odeia animais, de certeza!

Tentei de tudo para socorrer e resgatar a gatinha Joana, mas aquela gente da U.Z. quer transformá-la em “Joana D’Arc” e então disseram-me que tinha ido para uma FAT e que já tinha adoptantes… Tudo para que possa ser esterilizada antes de ser entregue para adopção.

FAT e adoptantes? Sei! Certamente tudo gente da mesma seita, inimigos dos animais, que colaboram e se submetem ao objectivo maior: esterilizar e castrar, a todo o custo, até à extinção total.

A União Zoófila tem cerca de 200 gatos em cativeiro, castrados e esterilizados, respectivamente, condenados à extinção. Nalguns casos, como acontece com a gatinha Joana, são estas exigências, absurdas e pérfidas, insultuosas para com quem quer adoptar, que comprometeram definitivamente as possibilidades de adopção.

A União Zoófila tem cerca de 200 gatos em cativeiro, castrados e esterilizados, respectivamente, condenados à extinção. Alguns deles, compreendendo o drama, irreversível em que estão e em que está a sua espécie, já optaram pelo suicídio: recusam-se a comer. Como eu os compreendo!

A União Zoófila tem cerca de 200 gatos em cativeiro, castrados e esterilizados, respectivamente, condenados à extinção, em situação que contrasta, flagrantemente, com a felicidade dos gatos de rua que conheço.

A União Zoófila tem cerca de 200 gatos em cativeiro, castrados e esterilizados, respectivamente, condenados à extinção; e eu pergunto-me o quanto não poderiam todos estes gatos fazer de útil, pela desratização da cidade, se integrados em colónias de rua, com alguém que os cuidasse e vigiasse… e o quanto isso não os faria mais felizes.

Certamente não seria o caso da gatinha Joana, tão frágil e descrita no site da U.Z. como raquítica. O caso da gatinha Joana, que até pode nunca necessitar ou justificar esterilização, serve só para ilustrar os objectivos fundamentalistas, obcecados e totalitários de esterilização e castração, de extinção, aplicados cegamente e levados ao extremo sem olhar a consequências.
Foi a minha experiência com este caso da gatinha Joana que me fez acordar para esta realidade, perceber esta realidade da exterminação, metódica e programada, fanática, dos gatos.

Há mais gente, por aí, empenhada na esterilização e extermínio dos gatos de rua, sem olhar a consequências. Até fazem campanhas de angariação de donativos… Se os encontrar, recuse ajudar e denuncie este propósito pérfido de extinguir os gatos.
Não há gatos de rua a mais! Bem pelo contrário; continuamos a tropeçar, em pleno dia, em ratazanas do tamanho de coelhos, aí pelas ruas da cidade.
Ratos pela cidade? Usam-se venenos porque as respectivas fábricas necessitam de vender e aquela gente da Câmara “necessita” de fazer umas negociatas…

Ratos pela cidade a ponto de tropeçarmos neles em pleno dia? Usam-se venenos! Perigosos para pessoas, para os animais domésticos e para o ambiente? Não importa! É necessário fazer umas negociatas e as fábricas de venenos precisam de os vender e espalhar por aí…

Por tudo isto, o meu conselho é: se quiser socorrer algum gato abandonado, tente encontrar-lhe uma colónia de gatos de rua onde possa integrar-se, que ele tem possibilidades de ser muito mais feliz, e útil, do que se cair nas mãos dos carrascos da U.Z. e seus voluntários. Sobretudo salve-o dessa gente.

Quanto aos animais sequestrados pela U.Z. não adianta tentar socorrê-los. Numa boa parte dos casos essa gente já destruiu as possibilidades desses animais; mas mesmo que não seja o caso, você tem de se dispor a ser humilhado e maltratado para socorrer um animal desses; e mesmo assim só depois de o bicho ter sido “mutilado”, independentemente do seu critério.
Você percebe! O humano comum não tem nada que ter critérios! Eles é que sabem, são doutra espécie, são donos e senhores absolutos dos animais e até são “donos” de quem tenha a veleidade de se candidatar à adopção de algum animal! Se estão empenhados numa cruzada pelo extermínio dos gatos, esse objectivo deve ser colocado acima de tudo, contra tudo e contra todos, se necessário for.

Fiz tudo, os possíveis e os impossíveis, para socorrer a gatinha Joana. Nada adiantou. Está sequestrada nas mãos daqueles carrascos que não a largarão sem esterilização, nem que isso implique que ela morra antes.

"A grandeza duma Nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pela maneira como os seus animais são tratados"
Mahatma Gandhi


Pois… Se até as pessoas são tratadas abaixo de cão, não surpreende que, nalguns casos, seja isso mesmo que têm para “partilhar” com os animais

Rosa disse...

Olá, dei por este seu texto por acaso (bem sei que já tem muitos anos), porque estava atrás do ingredientes das tisanas da Pleno, precisamente, e porque curiosamente também por estes dias tenho andado de roda da questão do aspartame (ou do raio que o 'asparta'), não que eu já não tivesse ouvido falar muito mal desse adoçante, mas sabe como é, há alturas na vida em que nos viramos mais para as coisas, para nos ralarmos com elas; eu como tento ter uma alimentação bastante saudável, e faço muito exercício físico, tenho essas preocupações, e debato-me porque por um lado não quero consumir açúcar (engorda tem calorias diabetes etc.), por outro lado o açúcar ao menos (?) é natural, por outro comecei a virar-me mais para os adoçantes, até que me chamaram a atenção, ou seja, ás tantas as minhas escolhas alternativas não estavam a ser mais saudáveis lá por isso, era altura de escolher entre menos calorias, ou mais saúde (o que é uma escolha cruel à partida) então comecei a rever informação sobre os adoçantes artificiais, e realmente, é um choque, estão em todo o lado: nas pastilhas elásticas sem açúcar, que muito consumo (já cortei), e pior, disfarçados sob as suas fórmulas (E qualquer coisa), foi quando descobri assim como você, que o ice tea de marca branca, light de que tanto gosto e que ainda ontem comprei, tem como adoçantes E 950 e E 951, este último..: o bom do aspartame..! o outro, acesulfame K, não sei bem que seja, mas também não parece ser muito inocente, quanto mais não seja é artificial..? Outra: a cola zero, que pedia sempre no lugar de outros refrigerantes, quando como fora (não propriamente 'fast food', mas são os refrigerantes que acompanham a refeição), também tem para lá uns adoçantes com uns nomes esquisitos, e aliás varia de país para país o adoçante que lá metem ao que pude apurar, que é outro do tipo da polémica do aspartame, e agora pergunto-me que vou pedir a acompanhar a refeição, provavelmente vou ter de pagar mais pelo suminho natural.. Quanto à enorme polémica ao redor do aspartame (principalmente mas também outros), fico naquela..: será MESMO tudo verdade? é uma conspiração global/governamental para dar cabo da espécie sem darmos conta? Não sei, MAS o que sei de certeza, é que na dúvida, EVITO. até porque não é natural, logo é sempre menos saudável. Agora descubro com o seu artigo, que aquilo que eu ia começar a beber como alternativa ao ice tea 'light' que referi, que eram as tisanas da Pleno, que também levam o belo do maldito.. serão todas? E agora as minhas pastilhas, compensa ir mascar as de açúcar, ou lá estarei a dar cabo dos dentes e a acrescentar calorias desnecessárias ao meu organismo? A das águas Frize não fazia ideia, é raro beber vá lá, a das batatas também não, tenho aqui umas light mas de marca branca, acho que não têm mas ainda terei de ir ver.. Enfim o outro dizia 'na dúvida, compre!', aqui é mais o caso: na dúvida, coma tudo caseirinho, natural, evitar ao máximo os petiscos; é verdade agora fiquei curiosa: em que é que notou diferenças propriamente na saúde lá de casa quando cortou com os adoçantes? Realmente, 'estúpidos' é o termo, agora resta saber quem, na volta somos nós. Obrigada e parabéns pelo seu texto :)

Rosa disse...

Olá, dei por este seu texto por acaso (bem sei que já tem muitos anos), porque estava atrás do ingredientes das tisanas da Pleno, precisamente, e porque curiosamente também por estes dias tenho andado de roda da questão do aspartame (ou do raio que o 'asparta'), não que eu já não tivesse ouvido falar muito mal desse adoçante, mas sabe como é, há alturas na vida em que nos viramos mais para as coisas, para nos ralarmos com elas; eu como tento ter uma alimentação bastante saudável, e faço muito exercício físico, tenho essas preocupações, e debato-me porque por um lado não quero consumir açúcar (engorda tem calorias diabetes etc.), por outro lado o açúcar ao menos (?) é natural, por outro comecei a virar-me mais para os adoçantes, até que me chamaram a atenção, ou seja, ás tantas as minhas escolhas alternativas não estavam a ser mais saudáveis lá por isso, era altura de escolher entre menos calorias, ou mais saúde (o que é uma escolha cruel à partida) então comecei a rever informação sobre os adoçantes artificiais, e realmente, é um choque, estão em todo o lado: nas pastilhas elásticas sem açúcar, que muito consumo (já cortei), e pior, disfarçados sob as suas fórmulas (E qualquer coisa), foi quando descobri assim como você, que o ice tea de marca branca, light de que tanto gosto e que ainda ontem comprei, tem como adoçantes E 950 e E 951, este último..: o bom do aspartame..! o outro, acesulfame K, não sei bem que seja, mas também não parece ser muito inocente, quanto mais não seja é artificial..? Outra: a cola zero, que pedia sempre no lugar de outros refrigerantes, quando como fora (não propriamente 'fast food', mas são os refrigerantes que acompanham a refeição), também tem para lá uns adoçantes com uns nomes esquisitos, e aliás varia de país para país o adoçante que lá metem ao que pude apurar, que é outro do tipo da polémica do aspartame, e agora pergunto-me que vou pedir a acompanhar a refeição, provavelmente vou ter de pagar mais pelo suminho natural.. Quanto à enorme polémica ao redor do aspartame (principalmente mas também outros), fico naquela..: será MESMO tudo verdade? é uma conspiração global/governamental para dar cabo da espécie sem darmos conta? Não sei, MAS o que sei de certeza, é que na dúvida, EVITO. até porque não é natural, logo é sempre menos saudável. Agora descubro com o seu artigo, que aquilo que eu ia começar a beber como alternativa ao ice tea 'light' que referi, que eram as tisanas da Pleno, que também levam o belo do maldito.. serão todas? E agora as minhas pastilhas, compensa ir mascar as de açúcar, ou lá estarei a dar cabo dos dentes e a acrescentar calorias desnecessárias ao meu organismo? A das águas Frize não fazia ideia, é raro beber vá lá, a das batatas também não, tenho aqui umas light mas de marca branca, acho que não têm mas ainda terei de ir ver.. Enfim o outro dizia 'na dúvida, compre!', aqui é mais o caso: na dúvida, coma tudo caseirinho, natural, evitar ao máximo os petiscos; é verdade agora fiquei curiosa: em que é que notou diferenças propriamente na saúde lá de casa quando cortou com os adoçantes? Realmente, 'estúpidos' é o termo, agora resta saber quem, na volta somos nós. Obrigada e parabéns pelo seu texto :)

Estupidos disse...

Olá Rosa!
Seja benvinda ao Mundo Real!
Em primeiro lugar as suas perguntas. As diferenças fundamentais que notei na saúde, minha e da família, quando cortei com o aspartame foi ao nível do bem-estar geral e digestivo. Sabe aquela sensação que a gente tem sempre de que "nos falta alguma coisa" ou que "sobra alguma coisa" e que nos deixa com ar de enjoados, de mal com o Mundo e infelizes? Era um pouco assim. Nada funcionava a 100%. No meu caso, como a idade já começa a pesar... eram também as falhas de memória e as tonturas a má circulação e as dores articulares... as insónias, as dores de cabeça que nunca tinha tido na minha vida, etc. Depois que cortei com o aspartame, passado algum tempo, tudo isso melhorou consideravelmente. Cada um dos produtos que contém aspartame argumenta (se questionados os respectivos responsáveis) que a dose de aspartame que contém não é susceptível de prejudicar a saúde. Repare que "eles" NÃO negam que o aspartme seja prejudicial... O pior é que são tantos os produtos que contêm aspartame que as pessoas consomem essa porcaria em largo excesso, sem se darem conta e sem saberem que estão a dar cabo da saúde e a liquidar as condiçõewsa básicas para poderem ter qualidade de vida. Cá em casa consumia-se muito aspartame porque usávamos as tisanas "Pleno" e outros que também têm aspartame. Mas a "minha saga" não acabou. Agora mesmo tenho comigo 2 embalagem de "leite fermentado, com bífidus", que comprei no "Continente", linha branca, para devolver porque, embora por fora diga "açucarado", passou a ter Aspartame. Antes tinha açúcar. Há tempos comprei um antibiótico em xarope, para crianças, para dar a uma gata de rua que estava doente, fui ver a composição: tinha aspartame. Evidentemente que não dei o xarope ao animal e optei por um chá que eu mesma preparei.
No entanto, uma boa notícia: as batatas fritas "Lays" campesinas já não têm aspartame, têm açúcar (ou, pelo menso, dizem que têm açúcar). As tisanas pleno substituiram o aspartame por outros adoçantes mas, segundo me consta, a polémica é semelhante embora de menores proporções visto que o aspartame até contém metanol que é um veneno e que já matou porque o juntavam ao vinho, em vez de etanol (ou álcool etílico).
Uma hipótese é usar a stévia que no Bracil é vulgar e barata, segundo me consta, mas cá não se encontra e é caríssima. Nas coisas preparadas em casa, chás, etc. pode-se usar o alcaçuz. Adoça mais do que o açúcar. eu, em casa, uso mel. Fora de casa prefiro mesmo o açúcar. Ao menos esse a gente sabe como é. E também é fácil de eliminar quando em excesso: basta beber um chás de passiflora (folha de maracujá silvestre).
Desejo-lhe felicidades e Tenha uma óptima saúde!